Doença periodontal e as conseqüências
O odontólogo periodontista, Sérgio Luiz Jr., integrante da equipe clínica da Dental Class, em Brusque, durante entrevista ao Jornal da Cidade desta sexta-feira (22), falou sobre a doença periodontal e as consequências. A doença, segundo ele, pode afetar um ou vários dentes. Essa doença inicia quando a bactéria presente na placa começa a inflamar a gengiva.
Na forma mais branda da doença, a gengivite, a gengiva se torna vermelha, inchada e sangra com facilidade. Há indícios de que se a gengivite não for tratada pode evoluir para periodontite. Sérgio, como especialista em periodontia, enfatizou que as causas da doença periodontal são várias: o fumo, genética, gravidez, puberdade, estresse, medicamentos, para-função, diabetes, má nutrição e outras doenças sistêmicas.
Alguns sintomas da doença periodontal são: gengivas que sangram facilmente durante a escovação ou uso do fio dental, gengivas vermelhas, inchadas ou flácidas, gengivas que se afastam dos dentes, mal hálito persistente, presença de secreção purulenta entre os dentes e as gengivas, mudança de posição ou mobilidade dentária e alteração na forma com que os dentes se encaixam entre si quando se morde. Os problemas cardíacos, respiratórios, diabetes ou osteoporose também se encaixam no perfil da doença, entre outros.
O profissional entende que, na maioria das vezes, a doença periodontal somente pode ser diagnosticada através de uma avaliação precisa. Mais informações pelo telefone 3396- 8912.



